Fala pessoal, tudo bem com vocês?
Agora eu quero falar DIRETO com aquele pessoal que adora exatas, que não perde uma oportunidade de se embrenhar na pesquisa quantitativa e lidar com softwares de análise de dados de forma constante. Eu vos apresento a poderosa ferramenta que é o Excel. Sim. Isto mesmo. Não é exatamente uma ferramenta desconhecida do grande público, mas, é uma ferramenta subestimada por um enorme contingente de pessoas, e eu explico o porquê: poucas pessoas sabem que, desde pequenas divisões à automação dos processos, tudo acontece lá no Excel.
Este post é dedicado a enaltecer o programa da Microsoft que nunca sai de moda e pode ser encontrado, em versões originais, pirateadas ou no maravilhoso Office 365, que não basta tê-lo, ainda é recheado de recursos que só chegam ao Office offline meses depois de aprimorados por lá.
Sem mais demoras, sigamos à nossa abordagem!
- A história do Excel
- As 8 dicas que vão salvar a sua pesquisa com o uso do Excel.
- Utilizar o Excel como uma calculadora.
- Atalhos para inserir linhas e colunas.
- A função “soma”.
- Auto preencher.
- Função “média”.
- Selecionar e filtrar.
- Tabelas dinâmicas.
- Função “se”.
- Concluindo.
A história do Excel
O Excel é um poderoso reclame da Microsoft, a sua criadora, que resolveu entrar, em 1985, com tudo no mercado de gerenciadores de dados (além do Excel, existe também o poderosíssimo Acess, que se integra ao Excel como magnífico banco de dados inteligente). Tanto que o nome “Excel” tem origem do latim “excellere”, que em uma tradução bem livre, pode ser traduzida como “exceder” ou “superar” – demonstrando que o software era muito mais poderoso que a concorrência jamais imaginaria sê-lo.
De início o Excel rodava apenas em computadores com o sistema Mac, que é nativo da empresa de Steve Jobs. Mas, com a popularização da sua utilização, aos poucos ele se popularizou, também no Windows, inicialmente como “Microsoft Excel”, já que o nome em si já tinha dono. Ainda nos anos de 1980, a Microsoft comprou a patente do nome “excel” e pronto. Ficou como ele é conhecido hoje.
O Excel já é uma quase unanimidade, isto porque no início de sua implantação, apresentou recursos inovadores, como a maior flexibilidade na formatação das tabelas, e a inclusão de fórmulas, que permitiram também a automação de muitos processos – tornando-o muito bem quisto em empresas que trabalham com montantes generosos de dados. E é inspirado em tudo isto, que vamos soltando pra vocês essas 10 dicas que não são da nossa autoria. Elas estão disponíveis (em Inglês) no tweet do Clint Murphy (@IAmClintMurphy) na rede do passarinho.

Vale salientar que o Clint tem um canal instigador, que oferece dicas em primeira mão, para, nas palavras do autor, inspirar e impulsionar o seu crescimento em várias áreas, tais como personalidade, profissionalismo e financeiro. Todas as dicas são ampliadas no site The Growt Guide, onde é possível ler/ouvir muito mais informação e crescimento. Vale demais a pena conhecer!
As 8 dicas que vão salvar a sua pesquisa com o uso do Excel.
Todas as dicas aqui mencionadas servem para agilizar o seu processo de pesquisa automatizando muitas etapas. Por isso, preste atenção que você pode expandir este conhecimento para outros tipos de saberes, como por exemplo, o trabalho, como veremos. Todo o post é ilustrado com os Gifs do autor para uma melhor compreensão.
Utilizar o Excel como uma calculadora.
Poucos sabem, mas muitos desconfiam, o Excel pode ser utilizado divinamente como uma bela calculadora. Para tanto, só precisa conhecer algumas funções. Na tabela abaixo, seguem todas as funções e como utilizá-las no dia-dia.
Função | Símbolo |
/ | Para a função de Divisão. |
+ | Para a Adição. |
– | Para a Subtração. |
* (asterisco) | Para a Multiplicação. |
= | Para inserir uma fórmula direto na célula. |
( ) | Para separar as funções. |

Atalhos para inserir linhas e colunas.
Às vezes queremos agilizar nosso lado, mas na hora de configurar uma tabela complexa, não conseguimso dar conta de inserir linhas ou colunas, quando i imediatismo requer. De que forma podemos agilziar isso? Usando uma das fórmulas a seguir:
Fórmula | Função |
Ctrl+Espaço | Selecionar uma coluna. |
Shift+Espaço | Selecionar uma linha. |
Ctrl+Shift+”+” | Inserir uma linha. |
Ctrl+”-“ | Deletar uma linha. |
Clique com botão direito do mouse | Insere uma coluna abaixo da posição do mouse. |

A função “soma”.
Somar é uma das mais utilizadas funções que o Excel oferece. Felizmente existem diversas formas de fazer com que esta função seja otimizada no uso de planilhas. Especialmente útil quando se busca realizar uma ampla quantidade de cálculos envolvendo várias colunas.
Segue as três principais formas de automatizar a função “soma” no Excel.
- Adicione a fórmula “=SUM(A+B+C+D)”;
- Utilize o mouse: digite “=SUM” e em seguida arraste o mouse pelas células a serem somadas;
- Autosoma: na base da coluna (ou colunas) que deseja somar, basta digitar a fórmula: “Alt+’='”.

Auto preencher.
Quando se trabalha com vários dados que se repetem em resultados de base de mesma fórmula, é bem interessante que você não precise digitar os mesmos dados diversas vezes. Para isto, use a função “autopreenchimento”. Vamos às três formas pelas quais é possível fazê-lo:
- Duplo clique com o mouse na base direita da primeira célula;
- Selecionar toda a seção que deseja preencher e digitar Ctrl+D;
- Arrastar a célula por toda a coluna (como na imagem).

Função “média”.
A gente sabe que o mundo traballha com “médias”. Para todas as informações, mas especialmente para a pesquisa quantitativa que depende de dados que não são precisos, a função média pode ser excepcionalmente importante. Saber usar poupará horas de cálculos e noites de sono.
Ela pode ser feira assim:
- Utilize a fórmula “=Average(A+B+C+D)” (sem as aspas);
- Digite “=Average” e em seguida arraste o mouse nas células nas quais deseja obter a média (como na imagem).

Selecionar e filtrar.
Se lidar com muitas informações é possível que alguns dados escapem do controle. Para otimizar o foco, é possível selecionar apenas um determinado grupo de dados que se quer visualizar. Para isso, o Excel é excelente.
Para selecionar e filtrar apenas os dados desejados, faça o seguinte:
- Selecione a base de dados (coluna ou toda a planilha);
- Vá até o campo “Dados” na barra de ferramentas. Ela deverá mostrar todos os dados cadastrados como títulos;
- Marcar ou desmarcar os dados que não deseja ver.

Tabelas dinâmicas.
Se você usa muitos dados em diversas tabelas diferentes, esta ferramenta pode te salvar da desorganização e evitar a perda de recursos pelo desgaste dos dados envolvidos no levantamento destes recursos. As tabelas dinâmicas permitem deslizar o conteúdo entre elas, sem a necessidade de abandonar uma determinada planilha ou grupo e se faz assim:
- Selecione todos os dados que você utilizará na elaboração das tabelas dinâmicas;
- Vá em “inserir”, em seguida, “tabela dinâmica”. Na caixa de diálogo, selecione os dados que comporão a tabela dinâmica.

Função “se”.
Pois é. “Se” é um condicionante. Na pesquisa científica quantitativa, é normal que determinados dados tenham o resultado condicionado ao aparecimento ou não de uma variável. Na linguagem do Excel, é possível configurar a resposta a uma determinada célula, considerando tais variáveis e suas possíveis variações.
Para tanto, faz assim: você precisa classificar se as respostas são do tipo lógico, “‘resultado’ se ‘verdadeiro'” ou “‘resultado’ se ‘falso”. Então voê pode configurar a fórmula por “=SE(VARIÁVEL)” como se vê no GIF:

Concluindo.
A utilização do Excel na pesquisa científica permite que várias coisas sejam otimizadas e os resultados potencializados. As fórmulas apresentadas aqui são aquelas que, em regra, qualquer pesquisador deveria conhecer para poder classificar de forma mais adequada todos os dados levantados na sua pesquisa.
Agora, se você precisa de mais dados, de uma informação mais completa, lá na nossa biblioteca, o Baixe Livros Grátis, voce pode fazer o download do livro “Excel Avançado – Guia de Funções Financeiras e Matemáticas do Excel (2009)“, do Cláudio Sanchez, e aprender um monte de novas funções matemáticas que são perfeitamente aplicáveis à ciência e ao estudo financeiro!
Boa leitura, até o próximo post!

[…] Mas se o seu caso também for de necessitar de trabalhar com o Excel, confere o nosso post “EXCEL: 8 dicas que TODO pesquisador precisa saber para acelerar a pesquisa qualitativa” que cada dica é melhor do que a outra e pode te salvar na hora de sair daquele […]
CurtirCurtir