TCC: O que tem que ter na sua apresentação?

Final de semestre e a maioria dos discentes estão focados na elaboração dos últimos parágrafos, correções e inserções dos Trabalhos de Conclusão de Curso, os famigerados TCC’s. Porém, nem bem o educando deposita na universidade o arquivo com o texto pronto, ou a impressão para a apreciação da banca, já começa outra via crucis: a preparação para as apresentações.

Algumas universidades permitem uma espécie de “ensaio” antes de ir finalmente à apresentação. Mas outras simplesmente encaminham o educando para a banca sem maiores preocupações. Mas o fato é que em qualquer situação, é preciso ter uma boa apresentação do TCC.

Alguns orientadores disponibilizam, como explicado neste post, os modelos de apresentação fornecidos pela universidade. Outros preferem elaborar seus próprios modelos. Então, antes de prosseguir com a leitura, é bom observar se nao existem na sua Instituição de Ensino Superior (IES) algum modelo de apresentação do TCC que deve ser seguido à risca. Para os demais, segue o post!

Elementos que compõem a apresentação do TCC.

O objetivo principal objetivo da apresentação do TCC é viabilizar a publicização da pesquisa, seus resultados e suas contribuições para o mundo da pesquisa. Portanto, para que esta seja apresentada da maneira mais responsável, evitando assim que a pesquisa tenha seu conteúdo bem explicado, e as dúvidas da banca sejam mínimas.

Para tanto, a apresentação não deve ser muito composta (mesmo porque o tempo máximo de apresentação varia, na maioria das IES, cerca de 15-20 minutos) e deve conter os elementos:

  • Justificativa: apresente na sua apresentação primariamente os motivos que levaram o seu instinto de pesquisador a investigar o tema em questão. Você deve deixar o tema assinalado no título do slide, mas, evidentemente, pode desenvolver todos os elementos que expliquem, de modo resumido os seus porquês de pesquisa. Comece seu texto com “O presente estudo se justifica em face de (complete com seus argumentos);
  • Problema de Pesquisa: este deve ser sempre o mesmo em todas as fases do estudo: do pré projeto à obra final. Assim como a justificativa, o seu problema precisa sempre ser pautado de maneira suscinta em sua explicação e deve sempre estar descritos ipsi literis o que é perguntado em todas as etapas da execução da pesquisa científica. Pode ser iniciada a aprsentação do problema com “O problema norteador do estudo se delimita na seguinte questão ‘insira aqui a sua pergunta'”;
  • Objetivos Geral e Específico: os objetivos da pesquisa são o cerne da atividade de pesquisa. Eles têm que ser claros, simples, não podem ser repetitivos (a mesma coisa dita de maneiras diferentes) e é bom que sejam no máximo 3 objetivos específicos (mais que isso, a pesquisa fica inexequível). Os objetivos dispensam uma apresentação antes de serem explanados. Ao contrário, eles tendem a ser descritos exatamente como aparecem no Projeto de Pesquisa;
  • Revisão da Literatura: de posse da revisita aos seus objetivos, é hora de sintetizar as muitas páginas de revisão em slides. Uma dica importante é focar nos conceitos mais relevantes para a pesquisa, principalmente aqueles que se relacionam com o problema de pesquisa. É possível também acrescentar citações diretas e o uso de palavras-chave para complementar mais precisão aos seus diversos pontos de vista;
  • Metodologia: ao final da explanaçã da sua revisão da literatura, é hora de apresentar à banca quais os mecanismos foram utilizados na criação da sua pesquisa. Neste tópico, dê importância aos elementos-chave de uma boa metodologia. Gil (2022) em seu manual de Metodologia Científica “Como Elaborar Projetos de Pesquisa“, recomenda que se classifiquem as pesquisas segundo a sua área, finalidade, propósitos gerais e métodos empregados – e lembre-se que a metodologia é para se falar dos métodos, não dos resultados;
  • Conclusão/Considerações Finais: o modo de finalizar a sua pesquisa dependerá de qua método empregado. Porém é simples de visualizar – se a pesquisa requer a anáise dos documentos e interpretação de dados, mesmo que empíricos, publicados em periódicos nacionais ou internacionais, se trata de pesquisa que requer, necessariamente, Considerações Finais, no título. Em se tratando de pesquisa de campo, por amostragem ou geral, bem como pesquisas laboratoriais, entre outros, cujo ponto que norteia os objetivos estejam na dependência de um resultado empírico, reproduzível e mensurável, neste caso, deverá ser sempre “Conclusão”.

Cabe salientar que todos os elementos que devem compor os slides da sua apresentação devem ser sempre pensados de acordo com o momento em que serão usados. Muitos slides dificilmente seriam uma boa apresentação. Ao contrário, poucos slides fazem exercitar o senso de síntese e assegurar que na apresentação esteja apenas o essencial.

Concluindo

O leitor sabe que aqui no Monografando sempre damos os segredos completos, por mais que muitos orientadores por aí afora façam muxoxo e não gostem do conteúdo. Naturalmente, nossa missão é levar o educando à sua conclusão quase sem dores de cabeça desnecessárias, para que se formem os melhores profissionais possíveis para a sociedade em que vivemos.

A apresentação do TCC realmente é uma coisa tensa, mas que, com cuidado, se pode dar a volta e tornar uma experiência realmente positiva. As dicas aqui apresentam-se para pessoas que não têm o apoio de um modelo fornecido pelo professor, mas mesmo para estes, é uma eficiente forma de permitir o maior controle sobre todas as atividades que envolvem uma apresentação.

Ricardo Sívio – Editor

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