Saudações, pessoal!
Bom, a introdução de um TCC não é uma novidade aqui no Monografando, não é mesmo? Já citei seis passos para fazê-la perfeitamente, bem como os melhores métodos e técnicas de composição para a sua construção.
Hoje vamos tocar noutro assunto, que, inclusive, antecede a introdução. O resumo! Pois bem, este foi o tema da live de ontem (20/09) no nosso canal do Youtube e foram apresentados os principais elementos que fundamentam a elaboração de um bom resumo.
Reconhecendo e construindo.
Como sempre fazemos por lá, a abordagem comecou pela definição de uma linha teórica, que, logo em seguida, ganhou contornos práticos, estabelecendo então uma pequena forma de apresentação dos fundamentos principais, bem como dos seus desdobramentos, permitindo que o pesquisador possa se situar. Não é uma aula para quem tem pressa ou quem precisa de uma solução imediata. O objetivo aqui é fixar o aprendizado!
Uma live inteiramente baseada na NBR 6028/2021, objetivando esclarecer todos os aspectos que envolvem o TCC na construlçao do resumo.
Além dos aspectos teóricos envolvidos, também foi proporcionada a sugestão de livros que estão no Monografando para download e que ajudarão o pesquisador a ter mais embasamento na construção dos seus resumos (e outras partes do texto).
Ao final da live, foi elaborado (e disponibilizado) um resumo prontinho para a utilização, que pode ser consultado sempre que houver uma dúvida ou quando for preciso complementar de alguma forma o processo de aprendizagem.
A forma do resumo
Em linhas gerais, o objetivo foi proporcionar ao expectador uma imersão no tema, que tem contornos teóricos bem claros. No entanto, se pudermos resumir de forma pontual o tema, chegaremos ao conjunto que compõe o que denominamos o resumo INFORMATIVO, que tem aproveitamento em sites de indexação:
- Relevância/Reminiscência do assunto – apresentação breve do assunto, se possível, elencando a importânica por trás da sua apresentação;
- Hipóteses da pesquisa – descreva de forma breve as suas (geralmente três) hipóteses que nortearam a elaboração da sua pesquisa;
- Objetivo Geral – descreva brevemente seu Objetivo Geral, porém, em alguns casos, só reproduzi-lo já resolve o problema;
- Objetivos Específicos – como eles vêm em regra, em grupos de três, o pesquisador poderá, sem maiores contratempos, mencionar um a um, de preferência na ordem em que aparecem no texto pronto;
- Metodologia – não existe um local específico no resumo onde ela pode aparecer, mas preferencialmente gosto de colocar sempre antes da Conclusão/Considerações Finais, sempre de forma resumida, destacando o tipo da pesquisa e o modo de interpretação dos dados;
- Conclusão/Considerações Finais – são os resultados da pesquisa final. Eles servem para, de fato, apresentar ao leitor todos os resultados alcançados com a pesquisa.
É bastante frisada na aula a importância de se construir uma leitura concomitante com o projeto de pesquisa, que deverá ser seguido de perto pelo pesquisador.
Além destes aspectos, também serão valorizados todos os elementos que esclareçam – nas 500 palavras máximas – o aspecto global da pesquisa. A indexação em sites funciona também de forma melhor quando a escolha das palavras-chave são bem feitas e coerentes com os critérios de pesquisa mais comuns.
Concluindo e informando.
Por fim, salientamos que existem diversos modelos de resumo, e muitos deles podem ser aplicados ao texto científico. Porém, o resumo informativo é o que é recomendado pela ABNT e acatado por 10 de 10 universidades. Ele não é difícil e na live será possível visualizá-lo sem mais complicações.
Mas se mesmo assim você sentir dificuldade, poderá assinar QUALQUER um dos blogs, Monografando e Baixe Livros Grátis e ir direto para a minha sala de aula do Telegram, para esclarecer dúvidas, passar os seus textos nos detectores de plágio, entre outros. Uma série de vantagens que estão à sua disposição. Só precisa se cadastrar abaixo e deixar seus contatos pelo nosso formulário.